Carreiras em Ciência de Dados

Carreiras em Ciência de Dados

Existem inúmeras possibilidades dentro das profissões relacionadas a Ciência de Dados, desde profissionais que focam em entender e organizar dados passados, até profissionais que através dos números tentam fazer projeções análises futuras.

Dá uma olhada nas características de algumas das principais carreiras que separamos para você:

1. Arquitetura de dados

Quem vai para essa área conhece bem de arquitetura de TI e de modelagem de dados, e cria esquemas que integram, centralizam e protegem dados – sejam eles da própria empresa, sejam eles externos.

Além disso, na arquitetura de dados, haverá a responsabilidade de encontrar novos dados, identificar tecnologias para gerenciamento de dados, estabelecer o fluxo dos dados na organização e monitorá-los a fim de garantir a segurança.

2. Engenharia de dados e de big data

No geral, a engenheiria de dados envolve o desenvolvimento, construção, testes e manutenção da arquitetura da dados. Esse trabalho vai garantir que o dados estejam disponíveis para consumo em análises.

Aqui, podemos citar ainda a carreira em infraestrutura de dados, isto é, focada em como os dados são guardados e acessados, o que envolve desenvolver e manter um ambiente cloud – ideal para lidar com coisas como big data.

É bem comum que a engenharia de dados seja confundida, em seleções, com a ciência de dados. 

3. Análise de dados

O analista de dados analisa estatisticamente os dados por meio de sistemas, a fim de encontrar tendências e padrões de comportamento que respondem às perguntas e problemas do negócio. Relacionado a este trabalho está ainda o design a configuração e implementação de soluções, por exemplo.

Assim, embora seu objetivo seja o mesmo que o da ciência de dados, a diferença é que a análise não vai treinar algoritmos – ou, pelo menos, ainda não. Esse é normalmente um passo posterior na carreira do analista de dados e que o tornará um cientista de dados.

4. Cientistas de dados

A ciência de dados se serve, por assim dizer, do trabalho da engenharia de dados. Suas principais atividades são relacionadas a organização e exploração de dados por meio de análises matemáticas e estatísticas, mas também por meio do conhecimento de negócio. Então, envolverá:

  • desempenhar análises de dados exploratória
  • processar, limpar e verificar a integridade de dados
  • identificar tendências em dados e fazer predições
  • gerar insights usando técnicas de machine learning.
Leia mais: Como contratar cientistas de dados

5. Especialista em visualização de dados

Este profissional é especialista em data storytelling, isto é, em transformar big data em dashboards inteligíveis para áreas não técnicas – como negócios – por meio de ferramentas e técnicas.