Carreiras em Tecnologia

Carreiras em Tecnologia

Nem tudo mundo sabe mas as carreiras em tecnologia vão muito além das de programador ou desenvolvedores de soluções em hardware, existem carreiras direcionadas a pessoas com experiência em gestão de projetos como a de Scrum Master, carreiras que precisam de pessoas com fortes habilidades de relacionamento interpessoais como a de Product Manager ou Owner e até para quem tem perfil mais criativo como profissionais de UX/UI.

Dá uma olhada nas características de algumas das principais carreiras que separamos para você:

Product Manager

O Product Manager é o profissional responsável pela entrega de um produto de alta qualidade e relevância para os seus usuários. Dessa forma, esse gerente de produto possui uma visão holística, unindo a parte tecnológica, a experiência do usuário e a estratégia de marketing para que elas possam atuar em sinergia em prol do sucesso da empresa.

Product Owner

Responsável por organizar os interesses dos stakeholders dentro do produto (app, site…), ele organiza a lista de implementações, atividades e os sprints do time de desenvolvimento, auxilia na implementação e lançamento de recursos em produtos.

Desenvolvedor Front End

Os desenvolvedores front-end projetam e constroem os elementos da experiência do usuário na página web ou aplicativo, incluindo botões, menus, páginas, links, gráficos e muito mais.

Desenvolvedor Back End

Trabalha no servidor que fornece os dados solicitados na aplicação e os canaliza na base de dados que organiza as informações.

Quando um cliente procura por tênis em um site, por exemplo, ele está interagindo com o front-end. Após colocar o item no carrinho e autorizar a compra, ele está interagindo com o back-end.

Especialista em UI

UI é o profissional responsável por projetar o desenho da interface pela qual o usuário vai interagir com a empresa. Por exemplo, ele vai projetar o design de um site ou aplicativo, prevendo quais serão as funcionalidades disponibilizadas para o cliente.

Especialista em UX

UX é o profissional que vai além da função do UI. É responsável por planejar toda a interação da empresa com o usuário final. Ele pensa de forma mais global, mais geral. Por exemplo, ele estuda quais são os serviços ou produtos que a empresa pode oferecer para que o cliente viva a melhor experiência possível.

QA ou Analista de Testes.

​​É o profissional que testa software para detectar bugs, erros, defeitos ou qualquer problema com que o usuário final possa se deparar.

Para simplificar, o papel de um analista QA é testar produtos e fornecer relatórios à equipa do projeto sobre quaisquer problemas ou melhorias que o produto possa exigir.

Scrum Master – Agilista

É o líder da equipe Scrum, sendo o responsável por defender o projeto, fornecendo orientação à equipe e ao proprietário do negócio para garantir que todas as práticas sejam seguidas. Além de abordar as facetas do processo de desenvolvimento ágil, o Scrum Master facilita a comunicação e a colaboração entre todos os envolvidos no projeto.