Como contratar desenvolvedores?

Como contratar desenvolvedores?

Por meio do modelo de contratação Education Recruiting/Recruitment, a edtech Ímã Learning Place está ajudando a resolver um dos maiores gaps de mão-de-obra em tecnologia já visto. Realizando um processo de formação guiado pelas necessidades reais das empresas, estamos entregando talentos tech na medida, capacitados tanto no quesito técnico quanto no comportamental.

A sua empresa precisa contratar desenvolvedores? A profissão evoluiu bastante nos últimos anos, mas ainda há qualidades específicas que você deve ficar de olho se busca contratar ótimos desenvolvedores. Uma base forte das habilidades básicas de lógica/programação, capacidade de focar totalmente nos projetos designados e aquela ingenuidade que permite encontrar soluções inovadoras para os problemas mais complicados são algumas qualidades que a sua empresa deve se atentar.

É preciso ter em mente que no modelo de trabalho atual, os programadores são “jogadores” de um  time, saindo daquele estereótipo conhecido de “lobo solitário” que resolve todos os problemas sozinho. O mundo dev sofreu profundas transformações nos últimos anos, e conta com novas metodologias que necessitam diretamente de competências como trabalho em equipe, comunicação e colaboração, tais como a Agile e os DevOps.

A competição por talentos de destaque na área é forte, para dizer o mínimo, e em paralelo, temos também o constante investimento das empresas em transformação digital, tecnologias e softwares. Na pesquisa realizada pelo Canal Código Fonte TV em 2022, é possível observar como este mercado está mais aquecido do que nunca e se estabelece como uma das melhores remunerações no país.

Então, como você pode aumentar suas chances de contratar os melhores programadores?

Aqui está tudo que você precisa saber:


Decida qual tipo de desenvolvedor a sua empresa precisa

Realizar uma busca bem direcionada por desenvolvedores de software irá te ajudar a alcançar os melhores resultados e escolher as pessoas certas para o seu time. Há uma grande variedade de especializações dentro da programação, mas a maioria delas se encaixa em uma dessas três categorias:

  • Desenvolvedores Front-End — O front-end é a parte com a qual o usuário interage, seja em um website, aplicativo ou qualquer outro tipo de interface. Desenvolver front-end normalmente requer conhecimento de linguagens de escrita como JavaScript e compreensão dos princípios básicos do design;
  • Desenvolvedores Back-end— Se o front-end é o chassi do software, o back-end é o motor. Desenvolvedores de back-end normalmente utilizam as linguagens compiladas como Java, C++ ou C#. Além disso, estes também têm uma boa compreensão de tecnologias de base de dados, como SQL;
  • Desenvolvedores Full Stack— Desenvolvedores full-stack têm todo conhecimento citado acima. Conseguem desenvolver projetos relacionados a aplicação de designs, coordenar projetos relacionados a banco de dados e muito mais dentro do ambiente empresarial;

Há outros tipos de desenvolvedores, como aqueles que se especializam em middleware, segurança e big data. Para definir o cargo para o qual sua empresa está recrutando, pense tanto sobre o tipo de software que vocês estão desenvolvendo quanto nas habilidades comportamentais que você precisa no seu time de tecnologia/programação.


Crie uma descrição de trabalho adequada

Ao anunciar uma vaga em aberto você deve apresentar aos seus potenciais candidatos um panorama geral do tipo de profissional pelo qual está procurando. Algumas coisas que você deve considerar ao contratar desenvolvedores de software incluem:

  • Habilidades técnicas essenciais — Essa parte inclui entender as linguagens de programação que são essenciais para a empresa desde o primeiro dia de trabalho para realizar bem as atividades designadas. Citar linguagens específicas na descrição da vaga é uma maneira excelente de captar a atenção de profissionais que fujam de uma vaga com tópicos muito gerais. Por exemplo, se você precisa de um programador que trabalhe mais com Java, utilizar “Desenvolvedor em Java” faz mais sentido do que colocar apenas ‘Desenvolvedor de Software”;
  • Habilidades Agradáveis — Você pode escolher adicionar à sua lista algumas habilidades que não são essenciais para a vaga, mas que seriam um diferencial, como entendimento de Docker, por exemplo. Entretanto, tenha em mente que nenhum candidato conhece tudo, então garanta que sua lista de habilidades agradáveis não acabe influenciando o que sua empresa busca como essencial.
  • Ambiente de trabalho — Atualmente, desenvolver é uma profissão baseada em trabalho em equipe, e pensando assim, você deve ter em foco encontrar candidatos que o estilo de trabalho esteja alinhado a sua companhia (e vice-versa). Nesta era de trabalhar de qualquer lugar, seu novo contratado deve se sentir confortável trabalhando virtualmente ou com colegas de equipe que estão trabalhando remotamente.
  • Habilidades comportamentais — Essas habilidades são tão importantes quanto as técnicas, ainda mais se a sua empresa é um ambiente colaborativo. Descreva as habilidades não técnicas essenciais para esta posição, especialmente aquelas relacionadas à comunicação, empatia e trabalho em equipe.



Aproveite ao máximo o processo de entrevista

Como os desenvolvedores de software precisam ser jogadores de equipe completos e magos de codificação, é comum usar duas entrevistas para avaliar um conjunto diversificado de habilidades:

  • Entrevista Técnica — A maneira mais adequada de guiar uma entrevista técnica é realizá-la por vídeo ou presencialmente, junto a um desenvolvedor experiente do seu time para liderar esta parte do processo. Se não for possível realizar a entrevista desta maneira, organize para que o candidato responda às perguntas escolhidas previamente junto a equipe de tecnologia, para testar as habilidades em programação.
  • Entrevista Pessoal— Pessoas responsáveis diretamente pela contratação como profissionais de Recursos Humanos (RH) podem conduzir a entrevista pessoal. Se o entrevistador não tiver nenhum conhecimento sobre habilidades necessárias na programação, pode testar o candidato perguntando como este explicaria determinados conceitos para uma pessoa leiga no tema. Nesta etapa é de suma importância coletar informações sobre a personalidade, habilidades comportamentais e histórico no mercado de trabalho.

Tente não ter um espaço de tempo muito grande entre a primeira entrevista e a segunda, ou você pode correr o risco ótimos profissionais se desinteressarem. Mantenha o candidato interessado — e sua equipe de contratações no caminho certo. Você quer ter contato com os atributos de cada candidato enquanto a lembrança ainda está fresca na sua mente. Uma ou duas semanas de atraso entre as entrevistas pode atrapalhar todo o processo, e você corre o risco de perder uma ótima contratação (ou até mesmo fazer uma ruim).


Ofereça um salário competitivo

Candidatos habilidosos para cargos de desenvolvimento de software sabem que estão em uma área de alta demanda e esperam uma proposta com um salário atrativo, além de vantagens e benefícios atrativos.

Saber o nível de senioridade — Júnior, Pleno ou Sênior —  do profissional que deseja contratar é essencial para determinar um bom salário. Além de que, estar sempre a par das pesquisas realizadas no mercado tech também irá auxiliar a sua empresa nesta etapa da contratação.


Contrate Tech Recruiters

O processo de contratação de desenvolvedores pode tomar bastante tempo do seu time. Anunciar o cargo de maneira estratégica, vetar candidatos, entrar em contato com as referências, tudo isso pode demorar semanas. E, consequentemente, pode influenciar a entrega de projetos da sua equipe de desenvolvedores.

Nesse cenário, contratar um Tech Recruiter pode ser a opção ideal, este profissional é responsável por trazer os talentos adequados para os parâmetros da sua empresa, seja para uma vaga remota, híbrida ou totalmente presencial. Tornando possível que seu time possa focar nos projetos mais críticos da sua área de tecnologia e, é claro, no progresso da sua empresa.

Além disso, com o modelo Education Recruiting oferecido pela Ímã o seu processo de contratação pode ser ainda mais dinâmico e personalizado, trabalharemos em conjunto com o Tech Recruiter, ou outro profissional responsável pelas contratações na sua empresa, para captar e formar os candidatos e candidatas com o Fit Técnico e Fit Cultural adequados para a sua equipe de tecnologia.


Todo o processo de contratação exige muita atenção e cuidado da parte contratante e, é claro, suas características variam de empresa para empresa. Entretanto, aplicar as dicas apresentadas neste artigo no seu ambiente de trabalho, garante que ele seja muito mais efetivo e alcance bons candidatos — e consequentemente, ótimos profissionais contratados.