Layoffs - A onda de demissões nas Startups vai atingir os programadores / desenvolvedores?

Layoffs - A onda de demissões nas Startups vai atingir os programadores / desenvolvedores?

Você provavelmente já ouviu as notícias sobre a onda de demissões em massa nas startups brasileiras, especialmente nos chamados unicórnios, aquelas empresas que já foram avaliadas em mais de 1 Bilhão de dólares. Isso vem ocorrendo especialmente devido à redução dos investimentos de risco (causado principalmente pela elevação das taxas de juros), após um longo período de grandes investimentos e consequentemente rápidos crescimentos de equipes. 

O que pouca gente tem falado é sobre onde e como estes cortes têm acontecido, segundo um levantamento feito através dos dados do site Layoff Brasil, grande parte destes desligamentos aconteceram em áreas operacionais e de negócios, sendo seguidas pelas áreas de marketing e comercial, e apenas 5% destas demissões afetaram profissionais de programação e desenvolvimento de software.


Além disso, no atual momento encontramos várias das startups que fizeram demissões em massa, contratando profissionais de tecnologia. Isso ocorre porque essas empresas nunca conseguiram fechar suas vagas essenciais de desenvolvimento e por que as mesmas continuam com uma alta rotatividade

Acreditamos fortemente que a falta de mão-de-obra qualificada em tecnologia é um problema que só será resolvido no longo prazo, já que se trata de uma questão estrutural/educacional, com a formação tradicional, resultando em pouca escala, conteúdos defasados e sem foco na empregabilidade. Estudos recentes apontam que a capacidade de formação das principais universidades de ponta do país gira em torno de 53.000 profissionais formados por ano, um número muito aquém da demanda do mercado atualmente, segundo as previsões da BRASSCOM o número de vagas em aberto para o ano de 2023 é de 160.000 posições aproximadamente.


Resumidamente o grande desafio quando falamos da falta de mão de obra qualificada continua igual, cabe a nós entendermos o real problema e buscar soluções em conjunto para resolvê-los.


Por isso corra porque a oportunidade é agora!