O que é Education Recruiting (Education Recruitment)?

O que é Education Recruiting (Education Recruitment)?

O cenário mundial do sistema de trabalho

O sistema de trabalho mundial sofreu mudanças profundas nas últimas décadas, motivadas tanto pelo advento da Revolução Tecnológica quanto pela própria evolução de perspectiva da humanidade sobre política, economia e os mais diversos aspectos que integram a convivência em sociedade. No cenário mundial atual, é possível observar que novos conceitos estão sendo associados às discussões de trabalho em todos os âmbitos, tais como:

  • inovação;
  • qualificação;
  • adaptabilidade;
  • produtividade;

Além de que, destoando dos modelos de trabalho passados, os cargos atuais oferecem muito mais flexibilidade — de horários e entregas — e até mesmo liberdade geográfica por meio do modelo de trabalho remoto. Considerando estas recentes mudanças, pensar soluções estratégicas que se adaptem às exigências do novo sistema de trabalho tornou-se uma questão cada dia mais urgente. Nesse conjunto de circunstâncias, surge o método de recrutamento e seleção Education Recruiting


O que é Education Recruiting e como funciona?

Dentro do sistema de trabalho, existe um processo essencial que muitas vezes dita como determinado mercado estará dentro de alguns anos: o processo de contratação. Atualmente, é possível observar que ao realizar esse processo as empresas têm procurado cada vez pessoas que possuam não apenas habilidades técnicas (Hard Skills), mas também competências comportamentais (Soft Skills). Isto é, que tenham um alto nível de conhecimento sobre sua área de formação/atuação e, ao mesmo tempo, demonstrem uma sintonia com a cultura organizacional cuidadosamente cultivada pela parte contratante.

Como consequência da dificuldade de encontrar profissionais que suprissem essas demandas, surgiu um método revolucionário de contratação: o Education Recruiting/Education Recruitment.

Um processo de atração e capacitação de talentos totalmente guiado pelas reais necessidades das empresas que nele investem. Na prática funciona da seguinte maneira: a empresa oferece uma formação de mão-de-obra qualificada gratuita para aqueles que estão interessados em ingressar no time e, posteriormente, realiza a contratação dos que mais se destacarem. Alguns artigos também se referem a este método como Eduployment, termo em inglês que une as palavras Education + Employment (Educação + Empregabilidade), ou seja, um ensino estratégico que considera as necessidades do mercado. Objetivando não apenas a conquista do emprego, mas também a permanência nele.


Quais são os benefícios desse modelo de contratação?

Para a parte contratante, esse modelo de capacitação e contratação se mostra extremamente efetivo e vantajoso. Isso porque possibilita um processo personalizado, no qual cada empresa adapta a formação às suas reais necessidades e ao seu modelo de negócios. Podendo assim, escolher a dedo os profissionais com o melhor Fit Técnico e Cultural, garantindo a longo prazo, um time motivado e com objetivos alinhados, aumentando a retenção dos funcionários. Além disso, as empresas que investem nessa ferramenta automaticamente se posicionam no mercado como uma marca empregadora, construindo um impacto social positivo e, consequentemente, se diferenciando da concorrência.

Os alunos e alunas que participam dessas formações se beneficiam porque recebem conteúdos que realmente consideram as demandas do mercado e são preparados de forma adequada para atendê-las. Ademais, podemos afirmar que o maior atrativo, com certeza, é a possibilidade de emprego pela empresa que oferece o curso. Apesar de nem todos garantirem a contratação neste primeiro momento — afinal, a quantidade de vagas oferecidas é limitada — o conhecimento adquirido no decorrer da formação capacita o/a profissional com tamanha competência que estes rapidamente conquistam outras oportunidades.


Por que esse modelo cresceu tanto na área Tech?

A falta de mão-de-obra qualificada para trabalhar na área de tecnologia, especialmente na área de programação, parece ser um problema crônico e de difícil solução no ecossistema de inovação do Brasil. Além das dificuldades constantes, fenômenos recentes como a capacidade reduzida de entrega de instituições formais de ensino e as ofertas de remuneração em moeda estrangeira, por exemplo, têm sido de grande impacto nesse processo de atração e retenção de talentos do cenário tech brasileiro.

Outro ponto contribuinte para essa problemática foi a intensificação da transformação digital, ocasionada pela pandemia de Covid-19, que provocou um aumento da demanda por profissionais de tecnologia, tornando o mercado mais aquecido do que nunca. A soma de todos esses fatores ocasionou um fenômeno conhecido como Apagão Tecnológico, termo que se refere exatamente a esta falta de profissionais da tecnologia no mercado brasileiro.

Dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) mostram que até 2024, a demanda de profissionais de TI será de 420 mil pessoas. Entretanto, o Brasil capacita apenas cerca de 46 mil profissionais com esse perfil por ano.

De um lado temos um país com a quinta maior taxa de desemprego (13,7%) em um ranking de 40 países — dados da agência de classificação de risco Austin Rating — e do outro uma área em crescimento contínuo, com uma gama de oferta de empregos nunca vista antes. Foi nesse contexto que o Education Recruiting encontrou no meio tecnológico um terreno extremamente fértil para atuação. Por garantir um processo mais acelerado de seleção & treinamento e formar profissionais engajados com propósitos organizacionais, ele auxilia na transformação de toda a área de tecnologia!

Além disso, ajuda a mitigar processos burocráticos de contratação, tornando-os mais coerentes para ambas as partes envolvidas, o que a longo prazo, fundamenta a construção de um mercado tecnológico mais democrático.

Uma solução inovadora, para um mercado que se inova a cada minuto!



Como a Ímã tem impactado o mercado com esse modelo?

Enxergando uma oportunidade de fazer a diferença nesse mercado e auxiliar tanto as empresas de tecnologia quanto as pessoas que sonham em construir um futuro nas carreiras desta área, surge a edtech Ímã Learning Place. A Ímã é uma escola de programação especializada no método Education Recruiting, que atua realizando e mediando esse processo de formação completamente.  Nosso trabalho visa dois objetivos principais, que devem ser intrínsecos a aplicação deste modelo: transformar vidas com o ensino de tecnologia e atuar junto a empresas de alto impacto resolvendo o gap de mão-de-obra de programadores.

Nossa metodologia de ensino conta com aulas gravadas, encontros ao vivo pelo menos 3x por semana e projetos/exercícios práticos. Além de aulas focadas no desenvolvimento das habilidades comportamentais que, como explicitado no decorrer do artigo, é o que diferencia um profissional e o leva a conquista – e permanência – em um emprego.

Durante o processo de recrutamento e capacitação, aplicamos um intenso funil de seleção para garantir uma turma engajada e dedicada ao longo de toda a formação. Nessa perspectiva, aplicamos réguas abrangentes em todas as etapas, pois nossa intenção é realmente oferecer uma chance a todas as pessoas com interesse na área:

  • com conhecimento técnico iniciante em programação;
  • com conhecimento técnico intermediário em programação;
  • sem nenhum conhecimento técnico em programação;
  • em transição de carreira para a área Tech;