O que é Quality Assurance e o que faz um profissional de QA

O que é Quality Assurance e o que faz um profissional de QA

Qualidade e eficiência são dois critérios essenciais para o bom funcionamento de uma equipe de TI. Com a transformação digital, o setor se tornou estratégico para qualquer empresa, gerando impactos significativos para o negócio. Com isso ter uma equipe ou um profissional de Quality Assurance é extremamente valioso no cenário corporativo atual.

No entanto, algumas dúvidas ainda permeiam esse assunto. Afinal, o que faz um profissional de QA? Qual é sua importância para a empresa e para os serviços de TI?

Criamos este post para desmistificar o tema. Explicaremos o conceito de Quality Assurance, mostrando suas vantagens e como ele pode ser implementado na sua organização. Confira!

O que é Quality Assurance

O conceito de Quality Assurance (QA), que pode ser traduzido como “Garantia de Qualidade”, faz referência a um profissional ou uma equipe cuja função é garantir a qualidade no desenvolvimento de um produto ou serviço. Grosso modo, sua atuação envolve a checagem do cumprimento de certos critérios e métodos ao longo dos processos operacionais.

O objetivo da sua implantação é identificar desvios que possam comprometer a qualidade final do serviço. Ao mesmo tempo, o QA tem a capacidade de levantar oportunidades, seja uma melhoria direta no serviço, seja um aperfeiçoamento dos processos.

Com isso, o Quality Assurance assume um importante papel de acompanhar e assegurar o cumprimento de etapas, assim como sua execução.

O profissional de QA

A atuação do profissional de QA prevê identificar ganhos operacionais com base nas documentações e no diálogo com os demais setores. É importante que ele conte com mecanismos para verificar se todos os processos previstos foram executados ao longo da rotina de trabalho.

Esse profissional deve ter conhecimento sobre as atividades e metodologias relacionadas, além de ter um perfil analítico e focado. Por outro lado, a capacitação técnica não precisa ser exclusivamente na área de qualidade — na TI, por exemplo, é comum que alguns profissionais de QA tenham ligação com o desenvolvimento de softwares.

Nesse sentido, vale destacar que há uma importante diferença entre o Quality Assurance e o Quality Control (Controle de Qualidade). Estamos falando de um processo que ocorre de forma integrada ao desenvolvimento dos projetos, enquanto o Quality Control é feito após a entrega, com o objetivo de checar a qualidade final do produto ou serviço.

A aplicação do QA na TI

O setor de TI tem uma atuação tão ampla que mensurar e controlar a qualidade dos seus serviços pode ser um desafio. Nesse sentido, o QA representa a melhor estratégia para adotar essa prática de forma sistemática, evitando problemas ou, ao menos, criando mecanismos para identificá-los e tratá-los com eficiência.

Sua aplicação pode ser feita por meio de um mapeamento das tarefas operacionais, visando a eliminação do desperdício por meio da redução de atividades redundantes. Vale destacar a importância de designar um Sponsor para direcionar as ações de acordo com as oportunidades de melhoria identificadas.

A importância do Quality Assurance

Vivemos em uma época na qual o ritmo do mercado é extremamente dinâmico. Não há fórmula mágica ou uma única metodologia que traga o sucesso por meio de ações estáticas: as empresas devem se adequar às novas demandas dos seus clientes com agilidade. Em outras palavras, é preciso ser flexível e inovar continuamente.

Isso faz com que a TI se torne uma importante ferramenta estratégica, pois ela é capaz de identificar oportunidades no mercado e, ao mesmo tempo, otimizar o trabalho dos outros setores da empresa. No entanto, seu funcionamento não pode ser baseado exclusivamente no feeling do gestor e dos profissionais.

O Quality Assurance ajuda a garantir o cumprimento dos processos já estabelecidos e, em paralelo, garante mais eficiência na execução dos novos projetos. Ao participar das reuniões de elaboração de novos produtos e serviços, os membros do QA podem levantar questões que, de outra forma, só seriam vistas na entrega do produto.

Na era do desenvolvimento ágil, é simplesmente inviável desenvolver um projeto de TI sem o suporte de um QA eficiente. Ao contrário de modelos cascata, por exemplo, as metodologias ágeis implementam os testes de qualidade ao longo da criação das soluções.

O QA deve acompanhar desde o esboço do projeto, passando pela programação, até as implementações no cliente. São profissionais que reduzem os riscos operacionais, oferecendo um olhar mais apurado a questões que farão toda a diferença na hora da entrega.

Entre os principais benefícios oriundos da aplicação, podemos destacar:

  • aumento da satisfação do cliente;
  • redução de custos operacionais;
  • otimização da rotina de trabalho dos profissionais de TI;
  • redução de retrabalhos;
  • eliminação de gargalos;
  • melhoria de previsibilidade aos projetos.

Tendências e aplicações de QA

O dinamismo do mercado atual exige um trabalho focado na redução da burocracia e maior fluidez no funcionamento das equipes. Grosso modo, são objetivos que a equipe de QA compartilha com desenvolvedores que adotam metodologias ágeis, por exemplo. O foco principal é o atendimento às demandas do cliente ou usuário com rapidez e qualidade na entrega.

Um ponto importante é a necessidade de contar com profissionais capacitados para a execução dessas funções. Eles devem conhecer o produto da empresa, além de estarem atentos às novidades do mercado e da tecnologia.

A transformação digital representa um mecanismo de inovação no setor de TI. Com a automação de testes, por exemplo, a equipe de QA pode trabalhar cada vez mais focada no desenvolvimento de planos para garantir a qualidade, deixando o trabalho repetitivo para soluções tecnológicas que assumam essa responsabilidade.

Além de garantir a inserção dos processos de QA na rotina do setor de TI, trata-se de uma estratégia que redobra os cuidados com as tarefas de verificação.

Como você pôde ver, são mudanças significativas em todas as operações de TI, tanto dentro da empresa quanto no contato com os clientes. Adote o Quality Assurance como parte da sua estratégia de negócios e garanta resultados cada vez melhores para sua organização!

Se você se interessou pelo tama, considere fazer o curso de iniciação a Q.A. da Ímã, nele você vai saber os principais pontos técnicos da profissão além de ver na prática como é o dia-a-dia de um profissional de Q.A.