Transição de Carreira, porquê a área de tecnologia pode ser uma excelente escolha !

Transição de Carreira, porquê a área de tecnologia pode ser uma excelente escolha !

Você com certeza conhece alguém (se você não for essa pessoa), insatisfeita com os rumos que a vida profissional tomou. Seja pelas condições atuais de mercado, pela imaturidade quando a decisão da formação foi tomada, ou até por uma mudança nas perspectivas de vida, é cada vez mais normal encontrarmos pessoas avaliando a possibilidade de fazer uma transição de carreira.

Segundo um estudo feito pela ADP com 33 mil trabalhadores de 17 países, 81% ou 4 a cada 5 entrevistados consideraram realizar uma migração profissional nos últimos doze meses.

O que nem todo mundo sabe é como o mercado de tecnologia se apresenta hoje como uma das grandes oportunidades para quem pensa em transição de carreira. Primeiro claro, devido a enorme expansão do mercado digital nos últimos anos, se há alguns anos atrás os jovens sonhavam em trabalhar em empresas como como Coca-Cola, Nike ou Petrobras, hoje esses lugares foram tomados por empresas de tecnologia como Apple, Google ou Nubank, porém outro ponto relevante é o quanto a tecnologia e o avanço dos modelos de negócios fez com que as habilidades profissionais e consequentemente as próprias funções e cargos demandados mudassem nos últimos anos, o que fez surgir novas profissões que ainda não tinham/tem pessoas aptas e muito menos com experiência para ocupar.

Esse cenário fez com que surgissem nas mais cobiçadas empresas da atualidade milhares de vagas não preenchidas em cargos como Product Manager, Scrum Master, Devops, Desenvolvedor Web, entre outros, e claro vagas não preenchidas significam cada vez melhores salários para atração dos melhores profissionais.

Soma-se a isso tudo, vantagens oferecidas pelas empresas tech, como trabalho remoto ou híbrido e a não exigência de diplomas universitários, temos o cenário ideal para quem pretende fazer a tão falada transição de carreira.

Claro que essa transição não é feita do dia para noite, e muito menos é algo fácil de ser feito sem um planejamento correto, a ajuda das pessoas ou instituições, mas aí vão algumas sugestões que podem te ajudar neste processo:

  • Estude a respeito das possibilidades de carreira.
  • Pesquise sobre as Hard e Softkills necessárias para a função e entenda como isso se conecta com seu perfil.
  • Converse com pessoas que já atuam na área.
  • Pesquise sobre vagas, benefícios e remuneração e se está de acordo com a sua realidade no momento.
  • Se inscreva em um dos programas de empregabilidade na área, como o da Ímã.