15 Dicas para ser um dev mais produtivo

15 Dicas para ser um dev mais produtivo

Independente do modelo de trabalho que você está ou pretende se candidatar (presencial, on-line ou híbrido), é preciso saber que atualmente existe uma régua importante muito utilizada para medir o trabalho de uma equipe ou profissional de desenvolvimento: as entregas. E as entregas de projetos estão diretamente ligadas ao nível de produtividade que se é possível atingir dentro de um determinado período estipulado. No entanto, alcançar uma alta produtividade nem sempre é tão simples.

Caso você tenha sentido dificuldade em manter as suas atividades de programação constantes ou sente que precisa se organizar melhor em certos aspectos para apresentar seu potencial, encontrou o conteúdo certo. Nesta matéria, separamos algumas dicas para te ajudar a entender suas prioridades dentro da rotina do trabalho, render o seu tempo e, consequentemente, programar de maneira mais produtiva. Vamos lá:

Trabalho focado

O trabalho focado é um método de produtividade que exige que você mergulhe de cabeça na tarefa que deve realizar. A ideia é que você tente trabalhar sem parar por longos períodos de tempo (2 a 3 horas) para entrar em um fluxo intenso de atividades. Quando você estiver nesse fluxo, será difícil sair e voltar a procrastinar.

Faça algo

Todos nós já estivemos em um período da rotina no qual parece que não temos nenhuma motivação ou energia para completar ou começar qualquer atividade do trabalho. Quando isso acontece, busque apenas fazer alguma coisa. Fora das suas demandas do trabalho. Se estiver disposto, realize algumas tarefas na sua casa/apartamento, cozinhe algo, escreva um texto para o seu LinkedIn. Apenas faça algo que considera produtivo, e conseguirá sair da rotina, espairecer a mente e, em seguida, voltar aos trilhos!

Comece uma atividade que você vem adiando

Pense naquele projeto difícil que você está procrastinando há muito tempo. Ou até mesmo,  naquela habilidade que você gostaria de aprender mas se sente intimidado (a). Comece agora, sem nenhuma hesitação. Apenas comece. Você pode ter medo de cometer erros ou não conseguir na primeira vez, mas assim que começar, gradualmente ficará melhor e mais confortável com essa tarefa!

Foque em apenas uma tarefa

No mundo do trabalho moderno, estamos acostumados a dar atenção a mais de uma atividade ao mesmo tempo. No quesito trabalho, as multitarefas podem ser um grande empecilho para melhorar a sua produtividade. Focar em uma única tarefa pode te auxiliar na concentração desta tarefa e dessa forma,você pode completá-la com qualidade e em curto período, já que gastará menos tempo e energia indo e voltando entre atividades distintas.

Entenda seu horário biológico

Cada profissional tem uma rotina distinta e também diferentes níveis de energia ao longo do dia. Sabemos que os programadores são conhecidos por realizarem o maior número de tarefas no período da noite e madrugada, lembrando bem aquele estereótipo hacker, não é?

Entretanto, brincadeiras à parte, compreender o seu horário biológico e usá-lo ao seu favor é uma estratégia que só apresenta benefícios.

Para fazer isso, separe algumas semanas para observar – e caso ache preciso, anotar – como você se sente disposto ao longo do dia.

Posteriormente, comece a planejar seu dia de acordo com o que foi observado. Se você naturalmente tem altos níveis de energia pela manhã – faça as tarefas para as quais você precisa de mais foco e energia pela manhã.

Se você tiver baixos níveis de energia à tarde – guarde suas tarefas mais simples para esse período.

Realize revisões semanais

Ao final da semana, você pode revisar como foi seu desempenho em termos de produtividade, níveis de energia, hábitos que o ajudaram ou o atrapalharam. Nesta hora, é interessante também manter um controle físico dessas informações, então separe um papel e caneta. Aqui estão alguns exemplos de anotações que podem te ajudar a perceber padrões que influenciam na sua produtividade:

  • Tomar um banho frio pela manhã fez uma grande mudança de produtividade para mim;
  • Comer pouco pela manhã me fez sentir mal nas horas seguintes;
  • Não priorizar uma demanda urgente me impediu de entregá-la no prazo;


Faça uma lista do que você não quer realizar

As “To-Do List” são muito conhecidas e praticamente todas as pessoas a utilizam para organização e priorização. Mas há uma outra lista de atividades que podem ser muito úteis no quesito produtividade!

No início do dia, faça uma lista daquilo que não quer fazer. Esta lista conterá hábitos improdutivos que você deseja evitar, como usar o Discord ou o Twitter, conversar com amigos durante o horário de trabalho e outras atividades que aumentem sua distração.

Dessa forma, você terá uma ideia clara dos seus maiores hábitos improdutivos, e já deixa uma missão para o dia: evitá-los a qualquer custo!

Organize o dia de amanhã

Organize e planeje sua rotina, suas atividades de amanhã antes de dormir. Dessa forma, você poderá começar essas tarefas no dia seguinte sem hesitação. É importante definir horários bem divididos para cada atividade realizada no seu dia a dia, como por exemplo:

  • 08:00h às 08:30h: Café da Manhã;
  • 08:30h às 09:00h: Desenhar projeto “X” no Figma;
  • 09:00h às 09:30h: Modelar banco de dados do projeto “X”;
  • 09:30h às 10:00h:Subir alterações do projeto “Y” no Github;
  • 10:00h às 11:00h: Estudar e responder questões do Beecrowd;
  • E assim por diante…


Dica: o aplicativo Notion pode te ajudar bastante nessa organização!

Divida projetos grandes em etapas

Para tudo o que você faz mais de uma vez, ou simplesmente uma tarefa complexa que deseja concluir – comece criando uma lista de verificação detalhada do que você precisa fazer para concluí-la da maneira certa.

Por exemplo:

Projeto: Construção de aba do site “Meus pedidos”

Exemplo de etapas:

  • Definir template;
  • Construção do Front-end;
  • Construção do Back-End;
  • Testes;
  • Realizar deploy;

Dica: aqui o aplicativo Trello faz toda diferença, você pode utilizar um cartão para colocar o nome do projeto, e o checklist do aplicativo para dividi-lo em pequenas etapas.

Se sinta confortável com as pausas

Quando sentir que está cansado e não consegue prosseguir com determinada atividade do trabalho, em vez de tentar se desgastar, reconheça que precisa de uma pausa e faça-a. Ao fazer isso, você irá perceber que:

  • Você vai errar menos quando voltar para aquela atividade;
  • Você diminui o seu nível de estresse;
  • Você terá mais clareza mental e criatividade para pensar em uma solução;


A Regra 80/20

Também chamada de Princípio de Pareto, a Regra 80/20 incentiva você a fazer mais do seu trabalho de maior valor. Isso sugere que 80% de sua produção tende a vir de apenas 20% de seus esforços. Este método trata de identificar quais de suas tarefas fornecem o maior retorno e priorizá-las. Trata-se de gastar sua energia no “trabalho certo” em vez de perder tempo com pequenos detalhes.

A Regra dos Dois Minutos

A Regra dos Dois Minutos sugere que, se você tiver alguma tarefa em sua lista de tarefas que levará dois minutos ou menos para ser concluída, faça-a agora. O objetivo desse método é superar a procrastinação tomando medidas imediatas, portanto, se você tiver um e-mail para responder e ele estiver pesando em sua mente, responda agora mesmo que demore apenas dois minutos para fazê-lo. Isso fará com que você sinta que realizou algo, o que, por sua vez, aumenta sua motivação e cria impulso. Além disso, ajuda a clarear sua mente e evita que você se preocupe com todas aquelas pequenas tarefas que ainda precisa realizar.

Eu devo, eu quero, eu preciso

Antes de começar o dia, crie uma lista com base nestes critérios:

  • Eu devo…;
  • Eu quero…;
  • Eu posso…;

Isso ajudará você a priorizar suas tarefas e definir seus focos para o dia.

A Matriz de Eisenhower

Este método consiste em fazer uma lista de todas as tarefas que você precisa realizar,  colocá-las em quatro categorias diferentes e tomar a ação correspondente a cada quadrante:

  • Urgente e Importante;
  • Urgente, mas não Importante;
  • Importante, mas não Urgente;
  • Nem Urgente, nem Importante;


Isso ajudará você a priorizar seu tempo para diferentes tarefas com base em onde elas estão dentro das categorias.

Método Pomodoro

Este é provavelmente o método de produtividade mais conhecido que existe. O método Pomodoro funciona assim:

  • Trabalhar/Estudar por 20-30 minutos;
  • Descansar por 5-10 minutos;
  • Repetir o ciclo;

Este método é o oposto do método de trabalho focado, então se você sabe que o método de trabalho focado não funciona para você, talvez o Pomodoro seja ideal para te ajudar.



É claro que não é necessário aplicar todos os métodos ou dicas que trouxemos, escolha aqueles pelos quais mais se interessou e tente inseri-los gradualmente na sua rotina como desenvolvedor (a). Teste semanalmente dicas diferentes até encontrar aquela que te dá os melhores resultados.